12 Raças de gatos mais comuns no Brasil

Os gatos são animais de estimação populares em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Com sua elegância, independência e personalidades únicas, os gatos conquistaram o coração de muitos brasileiros. 

O que poucas pessoas sabem, é que tem algumas raças de gatos que acabam se destacando e hoje você vai conhecer algumas delas. Confira: 

1. Gato Siamês

Conhecidos por suas cores diversas e olhos azuis intensos, os gatos siameses são uma raça muito popular dentro e fora do Brasil, por conta da sua beleza. 

Mas além da aparência marcante, eles são famosos por sua vocalização expressiva, personalidade extrovertida e sociável.  

Os siameses são muito afetuosos, inclusive com outras raças de gatos, e muitas vezes escolhem um membro da família como seu tutor, com quem tem grande apego. 

Em geral, gatos siameses têm cuidado básico, mas podem desenvolver problemas renais e respiratórios ao passar do tempo por conta da sua genética. 

Personalidade: Sociais, afetuosos, inteligentes e curiosos.

Expectativa de vida: De 15 a 20 anos.

Principais cuidados: Interação social constante, alimentação balanceada, higiene e escovação e atividade física frequente.

Doenças mais comuns: Doença periodontal, problemas respiratórios (asma e bronquite) e doenças renais. 

2. Gato Persa

Elegantes e peludos, o gato persa é conhecido por ser uma das raças de gato muito tranquila e relaxada, com facilidade para se adaptar a ambientes mais calmos. 

Diferentemente de algumas raças mais ativas, os persas gostam de passar grande parte do dia descansando, normalmente deitados em caminhas ou em lugares mais altos. Mas são companheiros adoráveis e afetuosos, mas preferem receber carinho em seu próprio ritmo. 

Por terem muito pelo, é necessário ter uma rotina de escovação diária e, em alguns casos, é preciso realizar tosa, até para evitar doenças estomacais causadas pelo excesso de pelo.  

Boa parte dos gatos desta raça tem um acúmulo de secreções oculares e nasais, devido a sua cara achada. Para preferir desconfortos, é indicado limpar a área suavemente com algodão e soro fisiológico. 

Personalidade: Relaxados, carinhosos e fiéis

Expectativa de vida: De 12 a 16 anos.

Principais cuidados: Escovação diária, higiene ocular e nasal, ambiente limpo, seguro e tranquilo.

Doenças mais comuns: Problemas respiratórios, doenças renais e dermatite.

3. Bengal

Os bengals são conhecidos são gatinhos muito ativos, curiosos, afetuosos e adoram interagir com seus tutores, participando de brincadeiras e explorando o ambiente ao seu redor. 

O maior charme da raça é a pelagem parecida com leopardos selvagens, com padrões de manchas ou rosetas, e cores contrastantes, que criam uma estética única e selvagem. O corpo atlético e elegante, contribuem para a estética única desse gato.

São felinos que adoram interagir, participar de brincadeiras e explorar o ambiente ao seu redor. Se você gosta de estar ao ar livre e quer um companheiro, essa é uma das raças de gatos perfeitas para isso.

Personalidade: Ativos, carinhosos e curiosos. 

Expectativa de vida: De 10 a 16 anos. 

Principais cuidados: Atividade física, escovação diária e cuidados com a saúde bucal.

Doenças mais comuns: Condições genéticas como Atrofia Progressiva da Retina, doenças gastrointestinais, doenças renais, problemas cardíacos e infecções respiratórias.

4. Gato Preto 

Os gatinhos pretos são muito comuns no Brasil, mas, na verdade, não são considerados felinos de raça e sim um tipo de gato.

Por não terem uma raça específica, eles podem pertencer a diferentes raças, cada uma com suas próprias características, fazendo com que a pelagem preta apareça em vários gatos diferentes.  

Mas independentemente disso, possuem uma beleza única com seu pelo brilhante e olhos, em sua maioria, amarelos. 

Apesar disso, são gatos vítimas de violência há anos, por se acreditar que dão má sorte. Esse mito, muitas pessoas fazem campanha para adoção responsável desses gatinhos, especialmente durante o Dia das Bruxas, por também serem associados à bruxaria. 

Personalidade: Afetuosos, brincalhões e fiéis. 

Expectativa de vida: De 12 a 20 anos.

Principais cuidados: Escovação diária do pêlo, hidratação constante e alimentação saudável. 

Doenças mais comuns: Doenças virais, renais, do trato respiratório e gastrointestinais. 

5. Maine Coon

Considerados uma das maiores raças de gatos, os Maine Coons têm personalidades tão impressionantes quanto seu tamanho. 

Apesar de não parecer, são gatos sociáveis, inteligentes e gentis, principalmente com os seus donos. Por conta da pelagem longa e densa, são mais adequados para climas frios, o que pode tornar os cuidados mais complicados para quem tem esse gato no Brasil. 

O espaço é outro ponto de preocupação para quem quer ter um Maine Coons, já que os gatos machos geralmente pesam entre 6,8 e 11 kg, enquanto as fêmeas variam de 4,5 a 6,8 kg, e ambos podem atingir 100 cm de altura. 

Personalidade: Inteligentes, curiosos e amigáveis. 

Expectativa de vida: De 9 a 15 anos.

Principais cuidados: Escovação recorrente, exercícios e boa alimentação. 

Doenças mais comuns: A genética da raça provoca Cardiomiopatia Hipertrófica, Displasia da Anca, Estenose Aórtica, doença renal e gastrointestinais. 

6. American Shorthair

O American Shorthair é um gato originário dos Estados Unidos, com uma pelagem curta e densa, o que facilita os cuidados e a escovação.

Mas também é uma raça conhecida pela variedade de cores e padrões, incluindo sólidos,  bicolores e tricolores, olhos grandes e corpo musculoso.

A maioria dos gatos da raça tem natureza amigável e adaptável, sendo ótimos com crianças, outros animais de estimação, como cachorros e outros gatos. 

Personalidade: Carinhosos, sociáveis, amigáveis e apegados aos tutores. 

Expectativa de vida: De 12 a 20 anos.

Principais cuidados: Boa alimentação, escovação do pêlo e exercícios.

Doenças mais comuns: Doenças dentárias, obesidade, doenças no trato urinário, diabetes e hipotiroidismo. 

7. Ashera

Os gatos Ashera eram vendidos como uma raça exclusiva de gatos híbridos, resultado da mistura de gatos domésticos, servais africanos (um pequeno felino selvagem) e leopardos asiáticos. 

Essa raça foi comercializada pela empresa norte-americana Lifestyle Pets, e eram procurados pela aparência exótica, muito parecida com os Pumas, e tamanho grande, podendo chegar a 14 kg e 1 m de comprimento.

Apesar de não ser uma das raças de gatos mais comuns no Brasil, é considerada a mais cara do mercado dos pets, por ser híbrido e geneticamente modificado. 

Personalidade: Amigável, sociável e inteligente.

Expectativa de vida: De 10 a 12 anos.

Principais cuidados: Boa alimentação e exercícios regulares.

Doenças mais comuns: Problemas dentários, no trato urinário e problemas cardíacos. 

8. Siberiano

O Gato Siberiano é originário da Rússia, conhecido por sua pelagem exuberante e aparência majestosa, além do comportamento adaptável e calmo. 

Esses felinos são tranquilos, amigáveis e muitas vezes formam laços fortes com seus tutores, especialmente através de brincadeiras interativas e desafios mentais.

Quando bem cuidados, podem viver de 12 a 16 anos, mas como qualquer raça, a genética, dieta e ambiente tem um papel crucial para ter uma vida longa e tranquila. 

Personalidade: Calmos e amigáveis. 

Expectativa de vida: De 12 a 16 anos.

Principais cuidados: Alimentação balanceada e escovação frequente. 

Doenças mais comuns: Doenças cardíacas, problemas renais e dentais.

9. Angorá

O Gato Angorá é originário da Turquia, sendo uma das raças de gatos conhecida pela pelagem longa e sedosa, com diferentes variedades, como o Angorá Turco, o Angorá Persa e outras subcategorias. 

Todos eles são sociáveis, afetuosos, apegados aos seus donos e brincalhões, se dando bem com outros gatinhos, até mesmo entre brincadeiras interativas. 

Alguns Gatos Angorá podem ser vocais, ou seja, gostam de expressar suas necessidades com miados suaves, e podem ter heterocromia, condição genética que faz com que cada olho seja uma cor. 

A expectativa de vida de um Gato Angorá pode variar, mas geralmente está na faixa de 12 a 18 anos, com cuidados adequados e boa saúde. 

Personalidade: Sociável, brincalhão e calmo.

Expectativa de vida: De 12 a 18 anos.

Principais cuidados: Escovação regular e alimentação saudável.

Doenças mais comuns: Problema de bolas de pelos, dentários, oculares e renais.

10. SRD

SRD significa "Sem Raça Definida", e assim como o vira-lata caramelo, é uma das raças de gatos mais comuns no Brasil, sendo encontrada em vários tamanhos, cores e pelagem.

Essa é uma designação utilizada para gatos que não possuem pedigree ou ascendência de uma raça específica e que são o resultado de cruzamentos entre diferentes raças ou são gatos sem ascendência conhecida.

Os gatinhos vira-latas têm personalidades variadas, alguns podem ser afetuosos, enquanto outros são mais independentes e bravos, mas igualmente encantadores.  

Personalidade: Sociáveis, ativos e curiosos. Alguns podem ser mais introvertidos. 

Expectativa de vida: De 12 a 18 anos.

Principais cuidados: Boa alimentação, cuidados com a pelagem e rotina de higiene. 

Doenças mais comuns: Doenças renais e no trato urinário, parasitas, obesidade e doenças respiratórias. 

11. Sphynx

O Sphynx são os gatos conhecidos pela falta de pelos e pele enrugada. Mas, na verdade, eles  têm uma camada fina de pelos curtos, macios e aveludados, dando uma sensação de toque único. 

A raça tem personalidade curiosa, e gostam de explorar ambientes, brinquedos interativos e muito inteligentes. Alguns gatos, inclusive, chegam a treinar truques e performances para competições. 

Assim como os Gatos Angorá, o Sphynx gosta de vocalizar sempre que tem uma necessidade, como quando quer carinho ou um pouco de ração. 

A expectativa de vida desses felinos varia de 12 a 15 anos, podendo viver mais se tiverem cuidados adequados e boa dieta. 

Personalidade: Curiosos, inteligentes e tranquilos. 

Expectativa de vida: De 12 a 15 anos. 

Principais cuidados: Banho regular, proteção solar, ambiente aquecido e alimentação saudável.

Doenças mais comuns: Problemas dermatológicos, dentários, hipertermia e hipotermia. 

12. Ragdoll

Já o Ragdoll é conhecido por sua personalidade dócil, com pelagem longa e costumam ficam "molengos" quando são pegos no colo, daí o nome "Ragdoll", que em portufuês é boneca de pano.

Essa raça tende a ser sociável e muitas vezes é ligada aos tutores, se comportando bem com outros animais de estimação e crianças.

Os Ragdolls são considerados gatos inteligentes e podem ser treinados para aprender truques ou usar uma caixa de areia com maestria, sem deixar nada destapado ou sujo. 

Personalidade: Inteligente e dócil. 

Expectativa de vida: De 12 a 17 anos. 

Principais cuidados: Escovação regular, atenção à saúde dental, atividade física e alimentação de qualidade. 

Doenças mais comuns: Problemas de coração, renal, urinários e dentários. 

Empire Pet
03/06/2024
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos

SILVEIRA E SILVA COMÉRCIO DE RAÇÕES LTDA - CNPJ: 09.579.781/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade