15 raças de cachorros mais populares e como cuidar

Ter um cachorro é uma experiência incrível, e a escolha da raça certa pode fazer toda a diferença no relacionamento entre você e seu companheiro peludo. 

É muito comum os tutores terem preocupação com o tipo de ração ou acessórios, como caminhas e brinquedos, mas antes de comprar ou adotar um cão, é importante saber o que a raça vai exigir de cuidado. 

Cachorros como pug ou bulldog francês, por exemplo, costumam ter problemas respiratórios e saber disso permite que você se prepare melhor para cuidar do seu pet.

É por isso que neste conteúdo você confere as 15 raças de cachorros mais populares e dicas de como cuidar desses animais. 

1. Shih Tzu

Conhecidos por suas longas pelagens e personalidades afetuosas, os Shih Tzus são ótimos companheiros e costumam se adaptar bem em espaços pequenos, como apartamentos. 

São cães amigáveis, sociáveis e dificilmente são agressivos, sendo perfeitos para quem tem crianças por perto. 

Cuidados: Escovação diária e tosa frequente é crucial para manter seu pelo sedoso, além de precisarem de exercícios leves e atenção constante.

2. Lulu da Pomerânia

Entre as 15 raças de cachorro mais populares não poderia faltar o Lulu da Pomerânia. 

Pequenos e cheios de energia, esses cachorros são famosos por suas exuberantes pelagens e temperamentos animados.

Esta raça é muito inteligente, por isso apostar em brinquedos interativos ajudam a manter seu intelecto ativo. Além disso, são corajosos e alertas, ótimos para quem busca um cão de alerta.

Cuidados: É essencial manter a escovação regular, banho e tosa, especialmente durante a troca sazonal da pelagem. 

3. Chihuahua

Miniatura em tamanho, mas grande em personalidade, os Chihuahuas são leais e audaciosos.

Apesar de ser uma das raças de cachorros mais populares, podem ser tímidos, mas com o cuidado e adestramento certo, são cães carinhosos e brincalhões. 

Cuidados: Devido ao seu tamanho, é aconselhado que evite quedas e saltos muito altos. Além disso, a socialização desde filhote é vital para evitar comportamentos mais agressivos.

4. Yorkshire

Pequenos e elegantes, os Yorkshires também têm muita energia e carisma. Apesar do tamanho, são cachorros destemidos e, ao mesmo tempo, apegados aos tutores. 

A raça costuma ter alguns problemas dentários, oculares e luxação da patela, mas  conseguem viver entre 12 e 16 anos tranquilamente.  

Cuidados: Suas longas pelagens necessitam de cuidados frequentes, como escovação, banho e tosa. 

5. Pug

Com suas rugas adoráveis e personalidades divertidas, os Pugs não são apenas uma das raças de cachorros mais populares, como também os mais amados pelos adoradores de cães.  

Eles são ótimos para famílias com crianças por conta do seu comportamento afetuoso e sociável. 

É sempre bom lembrar que a raça pode ser complicações respiratórias, sendo indicado visitas frequentes ao veterinário. 

Cuidados: Pugs têm tendência a ganhar peso. Exercícios moderados e uma dieta balanceada precisam ser seguidos à risca.

6. Golden Retriever

Cães da raça Golden Retriever são os melhores amigos que uma pessoa pode ter. 

Amigáveis e inteligentes, eles são conhecidos por sua lealdade e disposição para brincar.

São cães familiares, perfeitos para ambientes ativos, com espaço para correr e gastar sua energia. 

Cuidados: Exercícios regulares são importantes para sua saúde mental e física desse pet. Escovação frequente ajuda a controlar a queda de pelos.

7. Husky Siberiano

Não poderia faltar no ranking de raças de cachorros mais populares o majestoso Husky Siberiano. 

Esses animais são brincalhões e energéticos, ideais para tutores mais ativos e que gostam de ter um companheiro para estar na natureza. 

Apesar de serem amigáveis, podem ter uma personalidade teimosa, por isso é recomendado treinamentos diários de adestramento. 

Cuidados: Necessitam de muito exercício e podem ser propensos a escapar, por conta do espírito aventureiro. Escovação diária, especialmente durante a troca de pelos, é um cuidado fundamental. 

8. Beagle

Os Beagles são cães de porte médio, geralmente pesando entre 9 e 13 kg, muito curiosos e usados para caça devido ao olfato agruçado. 

Sua personalidade é cativante, mas não costuma se dar bem com outros cachorros. Geralmente tem um bom relacionamento com os tutores e outros pets, como gatos e coelhos. 

Cuidados: Monitorar a alimentação é crucial para evitar ganho de peso. Eles adoram farejar, então estimule sua mente com jogos de busca.

9. São Bernardo

Originários dos Alpes suíços, os São Bernardos foram criados por monges do Hospício de São Bernardo para auxiliar em missões de resgate na região montanhosa.

São cães de grande porte, podendo atingir até 90 centímetros ou mais de comprimento, e pesar em torno de 120 kg.

Embora sejam enormes, têm personalidade dócil e amorosa, se dando muito bem com crianças e outros animais de estimação.

Cuidados: Devido ao seu tamanho, podem desenvolver problemas articulares e cardíacos. O ideal é manter uma rotina de exercícios e boa dieta. 

10. Dogue Alemão

Majestosos e famosos no mundo da televisão e do cinema, os Dogues Alemães são cães muito dóceis e que adoram socializar. 

A raça é gigante, com machos pesando geralmente entre 54 e 90 kg, e fêmeas entre 45 e 68 kg, com altura variando entre 71 a 86 cm, ocasionando em uma estrutura física musculosa e robusta. 

Apesar da aparência imponente, os Dogues Alemães são conhecidos por serem gentis, afetuosos e leais. 

Cuidados: Dieta equilibrada para evitar problemas cardíacos e treinamento desde filhote devido ao seu tamanho.

11. Border Collie

Altamente inteligentes e atléticos, os Border Collies são cães que amam fazer atividades físicas, como trilhas e caminhadas longas. 

A raça também é conhecida pela inteligência, por aprenderem rápido e ter habilidades de resolução de problemas. 

Por conta disso, durante anos, foram usados para pastoreio de gado e de ovelhas em países como Escócia e Inglaterra, regiões originárias do Border Collie. 

Cuidados: São verdadeiros gênios e precisam de estimulação mental constante, como jogos e treinamento de obediência.

12. Pitbull

Estamos chegando ao fim das 15 raças de cachorros mais populares e chegou a vez de falar sobre os Pitbulls. 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses cachorros não são agressivos e adoram receber carinho dos tutores. 

São companheiros fiéis, obedientes e transbordam energia, sendo necessário uma rotina ativa, com exercícios regulares e dieta equilibrada. 

Cuidados: Socialização intensiva desde filhote é crucial, assim como exercícios regulares para canalizar sua energia.

13. Rottweiler

O Rottweiler é um cachorro muito leal e com altas habilidades de proteção, mas, ao mesmo tempo, são afetuosos e costumam se dar bem em ambientes com outros cães. 

A  recomendação é iniciar a socialização e treinamento desde de filhotes para que desenvolvam comportamentos equilibrados. 

Quando bem cuidados, os Rottweilers podem viver mais de 10 anos sem apresentar qualquer tipo de problema de saúde. 

Cuidados: Treinamento diário devido à sua força e socialização desde cedo, além de uma dieta rica em vitaminas. 

14. Poodle

Existem três tipos de Poodles que são mais conhecidos: o Poodle Standard, com mais ou menos 38 centímetros de comprimento; o Miniatura, com 28 e 38 centímetros; e o Toy, com menos de 28 centímetros.

O seu maior charme está na pelagem encaracolada e densa, que é considerada hipoalergênica, por cair em uma quantidade menor.

São animais muito inteligentes,  ágeis e respondem bem ao adestramento e atividades diversas.

Cuidados: São  propensos a complicações oculares, displasia de quadril e problemas de pele. Exames veterinários regulares são importantes para detectar e tratar precocemente.

15. Vira-lata  

A nossa lista de 15 raças de cachorros mais populares não poderia terminar sem o queridinho dos brasileiros: O Vira-Lata. 

Cães vira-latas, ou sem raça definida, tem vários tamanhos, cores e temperamentos diferentes, por isso podem ter cuidados diferentes. 

Em geral, tem uma ótima saúde, pois não estão sujeitos às questões genéticas específicas que podem afetar algumas raças puras, e podem viver mais de 15 anos tranquilamente. 

Cuidados: É importante fornecer cuidados veterinários regulares, uma dieta balanceada e exercícios para manter sua saúde.

Qual raça de cachorro vive mais?

A expectativa de vida de um cão pode variar significativamente entre as raças, devido a vários fatores como genética, cuidados veterinários, ambiente, alimentação e exercícios. 

Geralmente, cães de porte menor tendem a viver mais tempo, mas isso não é uma regra. .

Entre as raças de cachorros mais populares por terem uma expectativa de vida relativamente longa, estão:

  • Chihuahua: Esses cães de pequeno porte geralmente têm uma expectativa de vida mais longa, muitas vezes vivendo entre 12 e 20 anos.
  • Dachshund: Os Dachshunds, também conhecidos como Salsichinhas ou Linguicinhas, podem viver de 12 a 16 anos ou mais com os cuidados apropriados.
  • Shih Tzu: Costumam ter uma expectativa de vida de 10 a 18 anos, dependendo dos cuidados e da genética.
  • Maltese: Os Malteses são pequenos cães de companhia que podem viver entre 12 e 15 anos.
  • Lhasa Apso: Essa raça tibetana muitas vezes carregam o título de vida longa, vivendo entre 12 e 15 anos.
  • Poodle Toy ou Miniatura: Poodles menores costumam ter poucos problemas de saúde e podem viver entre 12 e 15 anos ou mais.
  • Cavalier King Charles Spaniel: Essa raça pode ter uma expectativa de vida média de 10 a 14 anos ou mais.


Todas essas são estimativas médias, e cada cão é único. Mas é claro que fornecer uma boa nutrição, cuidados veterinários regulares, exercícios adequados e um ambiente seguro contribuem significativamente para a longevidade de um pet, independentemente da raça.

Oferece ao seu cachorro o cuidado que ele merece e conte com a Empire Pet para garantir rações de alta qualidade, brinquedos, marcação de veterinário e muito mais. 

Empire Pet
22/05/2024
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos

SILVEIRA E SILVA COMÉRCIO DE RAÇÕES LTDA - CNPJ: 09.579.781/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade