A manutenção da saúde do trato urinário vai influenciar diretamente na saúde, bem-estar e comportamento do seu cachorro.
Reconhecer os sinais de uma possível infecção urinária faz parte desse cuidado e você precisa entender quais são eles. Confira a lista abaixo:
Fique sempre de olho no seu pet para evitar doenças e desconfortos, especialmente se for um dos sintomas falamos acima.
Se você perceber alguns dos sintomas acima, é importante agir prontamente para garantir que seu cão receba a atenção veterinária necessária.
Algumas pessoas tendem a fazer receitas caseiras ou dar medicamentos sem a orientação do veterinário, que podem acabar piorando a condição do seu pet.
Para qualquer sinal de infecção urinário em cachorro, ou de outra doença, procure a ajuda de um veterinário confiável. O profissional vai encaminar seu animal de estimação para uma série de exames e receitar os remédio corretos.
Se for possível, leve uma amostra de urina para a consulta, assim o veterinário pode usar essa amostra para realizar testes, ajudando no diagnóstico preciso. E, claro, especifique o máximo possível o comportamento do cão nos últimos dias.
Quanto mais informações você fornecer, mais acertivo será o diagnóstico e o tratamento.
O tratamento para infecção urinária em cachorros geralmente envolve uma combinação de fatores, incluindo medicação, cuidados específicos e, em alguns casos, mudanças na dieta.
Para casos mais sérios, pode haver a necessidade de internação do cãozinho, mas somente em situações extremas. Para infecções urinárias mais corriqueiras, o tratamento inclui:
Lembre-se de que apenas um veterinário pode prescrever o tratamento adequado com base na condição específica do seu cachorro.
Mesmo que não seja a primeira vez que o seu pet tenha infecção uriária, não é recomendado administrar nenhum remédio sem orientação. E a frequência que a doença é manisfestada deve ser destaca na consulta.
Não é normal o seu cachorro ter quadros frequentes de infecção urinária. Se isso estiver acontecendo, pode ser um sinal de alerta para doenças mais sérias, como:
1. Infecção crônica ou recidiva: Se uma infecção anterior não foi completamente eliminada, as bactérias podem persistir, levando a infecções recorrentes.
2. Pedras ou cristais na bexiga (Urolitíase): Pedras na bexiga ou cristais podem irritar o trato urinário, facilitando o crescimento bacteriano.
3. Diabetes Mellitus: Cães diabéticos tem uma tendência maior a infecções urinárias e precisam de acompanhamento frequente.
4. Incontinência urinária: Cachorros mais velhos ou fêmeas esterilizadas podem desenvolver incontinência urinária, aumentando o risco de infecções.
5. Comprometimento imunológico: Sistemas imunológicos enfraquecidos deixam o cachorro mais propenso a infecções recorrentes.
6. Tumores ou anomalias do trato urinário: Condições como essas contribuem para infecções urinárias severas.
7. Má higiene: Falta de higiene adequada, especialmente ao redor da área genital, pode aumentar o risco de infecções.
8. Uso prolongado de antibióticos: O uso inadequado ou prolongado de antibióticos pode levar ao desenvolvimento de cepas bacterianas resistentes.
Nenhuma doença frequente é normal. Se o seu cachorro está enfrentando esse tipo de problema, talvez seja hora de procurar um outro veterinário, de preferência especializado no trato urinário.
Diversos fatores podem causar infecção urinária em cachorros, como o ambiente que ele está, genética ou até outras doenças que o cão pode estar enfrentando.
O ponto mais importante, é perceber os sinais e procurar ajuda o quanto antes, até porquê nem toda a infecção é causada pela mesma razão.
Entenda melhor como os cachorros podem contrair a infecção urinário com as informações abaixo:
A infecção urinária é uma doença delicada, capaz de provocar desconforto e outras complicações para seu cãozinho. Cuide bem dele!
Prevenir é sempre melhor do que remediar, ainda mais quando o assunto é doença em cachorros.
Em casos como a infecção urinária, as melhores práticas de prevenção incluem ações muito simples, como a higiene correta do cachorro e do ambiente em que ele fica, hidratação constante, evitar retenção urinária, boa alimentação e consultas recorrentes ao veterinário.
São coisas que já fazem parte da rotina de qualquer dono de cachorro e que podem evitar não somente a infecção, como outras doenças, como sarna ou doença do carrapato, por exemplo.
Seu cachorro merece ter uma vida boa, cheia de saúde e brincadeiras. Sempre que precisar de qualquer coisa, pode contar com a Empire Pet, a loja online mais completa para atender o seu pet!
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade