Enxoval para filhote de gato: O que devo comprar?

Se você acabou de receber um filhote de gato em sua casa, parabéns! Esses pequenos felinos podem trazer muita alegria e companheirismo para sua vida. 

Mas, para garantir uma boa vida para o seu pet, você precisa preparar um enxoval para filhote de gato, que também pode ser usado para gatos adultos. 

Os felinos são animais que gostam de rotina e de ter tudo à sua disposição, como ração fresquinha, caixa de areia limpa e arranhadores, que além de proporcionar bem-estar, vão ajudar a manter os móveis da sua casa sem marcas de arranhões. 

Para quem nunca teve gato antes, algumas coisas podem ser novas, mas hoje nós vamos ensinar você a fazer um bom enxoval para gatos. Confira: 

1. Caminha aconchegante

Um dos primeiros itens que você deve comprar para o seu filhote é uma caminha confortável, já que os gatos adoram lugares quentinhos e aconchegantes para descansar. 

Escolha uma cama macia e lavável, de preferência com bordas elevadas para proporcionar uma sensação de segurança. 

Gatos adoram lugares altos e escondidos, então, se possível, opte por tocas ou camas que podem ser penduradas na parede. 

E, claro, certifique-se de que seja do tamanho adequado para o filhote, permitindo que ele fique bem confortável. 

2. Arranhador

Gatos têm um instinto natural de arranhar para afiar suas unhas e marcar território. Ter um arranhador vai ajudar a manter esse hábito e evitar que o filhote danifique seus móveis, em especial o sofá, que costuma ser um alvo universal.

Existem diversas opções, desde modelos simples até árvores de arranhar que também servem como locais de escalada e esconderijo. 

Escolha um arranhador resistente e posicione estrategicamente em uma área que gatinho tem acesso.

Brinquedos que contenham arranhadores, ou uma textura parecida, também podem ser bons e mais práticos para quem não tem tanto espaço em casa. 

3. Caixa de areia e areia higiênica

Outra coisa que não pode faltar no enxoval para filhote de gato, e nem para um adulto, é uma caixa de areia e a areia higiênica. 

Os gatos são muito limpos e precisam de uma caixa de areia adequada ao seu tamanho, em um local tranquilo e de fácil acesso. 

A areia higiênica deve seguir a mesma lógica, precisa ser confortável para o felino, ter boa qualidade para controlar o odor e que seja segura para gatos jovens. 

É muito importante limpar a caixa diariamente, pois o cheiro das fezes e urina podem incomodar o gato, fazendo com que fique irritado ou faça suas necessidades em lugares errados, como o sofá, por exemplo. 

4. Brinquedos interativos

Filhotes de gato são cheios de energia e adoram brincar com tudo, até com o que não é um brinquedo. 

A dica é investir em brinquedos interativos para estimular o desenvolvimento físico e mental do seu gatinho, como cordas, bolinhas, penas penduradas e ratinhos de pelúcia.

Para garantir a segurança do pet, compre produtos específicos para gatos e supervisionar o filhote durante as atividades, mesmo que seja dentro de casa.

5. Tigelas para alimentação e água

Você sabia que gatos precisam comer em tigelas elevadas para não terem problemas gastrointestinais? Pode parecer estranho, mas é um item indispensável do enxoval para filhote de gato. 

Forneça tigelas específicas para felinos, que sejam resistentes, fáceis de limpar e do tamanho apropriado para o filhote. 

Se possível, invista em uma fonte de água elétrica, assim você garante água sempre fresquinha e ainda estimula seu gatinho a se hidratar mais, já que eles gostam de água corrente. 

6. Coleira e Identificação

Mesmo que o filhote ainda não saia para passeios, é bom acostumá-lo desde cedo a usar uma coleira com identificação. 

Coloque uma plaquinha com o nome dele e seu número de contato. Isso é essencial para a segurança do animal em caso de fugas acidentais.

Apenas evite sinos e objetos que façam barulho. A audição dos felinos é aguçada e barulhos constantes podem causar irritação e estresse elevado. 

7. Caixa de transporte

Uma caixa de transporte é indispensável para levar o filhote ao veterinário ou em viagens. Escolha uma que seja confortável e bem ventilada. 

Deixe sempre acessível pela casa para que o gato se acostume com ela e consiga explorar, isso vai fazer com que não haja estresse quando for preciso sair de casa. 

8. Escova e produtos de higiene

Algumas raças de gatos tem mais pelos do que as outras, havendo uma necessidade maior de manter a escovação sempre em dia, para prevenir bolas de pelo e a pelagem saudável.

A regra também se aplica para felinos com pelos curtos, mas pode ser com uma frequência um pouco menor. 

A dica é adquirir uma escova adequada ao tipo de pelo do filhote. Além disso, tenha à mão produtos de higiene como xampu e cortador de unhas, caso seja necessário.

9. Ração de qualidade e petiscos

Uma alimentação saudável é fundamental para o crescimento e bem-estar do gato, seja ele um filhote, adulto ou idoso. Consulte um veterinário para escolher a ração adequada para a idade e necessidades específicas do gato. 

Considere também oferecer petiscos saudáveis para incentivar o treinamento e recompensar comportamentos positivos. Invista em biscoitinho e em sachês, que também ajudam na hidratação. 

10. Vacinação 

O último item do enxoval para gatos filhotes não poderia ser outro: a vacinação regular e com acompanhamento do veterinário.

Por mais que não seja um item, vacinar seu filhote seu vai  protegê-lo de doenças virais que podem levar o pet a óbito, como a FeLV e a raiva. 

O calendário de vacinação pode variar um pouco dependendo das condições locais de saúde e do estilo de vida do gato, mas costumam acontecer com menos de 1 mês de vida do bichinho. 

Você tem a responsabilidade de cuidar do seu pet, então procure oferecer boas condições e isso não quer dizer que você precisa comprar coisas caras, mas sim dar atenção para as necessidades do gatinho. 

Quais cuidados devo ter com gato filhote?

Fazer um enxoval para filhote de gato é um dos principais cuidados que você pode ter com seu bichinho de estimação, porém existem outras para considerar. 

Cuidar de um gato filhote requer atenção especial para garantir um crescimento saudável, bem-estar e bom comportamento. Inclua na sua lista de cuidados os seguintes itens: 

  • Alimentação adequada:
  • Visitas regulares ao veterinário:
  • Ambiente seguro:
  • Caixa de areia limpa;
  • Socialização;
  • Escovação da pelagem;
  • Brincadeiras e estímulo mental:
  • Hidratação constante;
  • Introdução a outros animais (caso você tenha outros pets em casa).

No final das contas, não é difícil fazer um enxoval de gato filhote ou cuidar do pet, mas vai exigir um tempo da sua rotina e um certo investimento. 

E lembre-se: cada gato é único e alguns podem ter necessidades específicas. Se tiver dúvidas ou preocupações, é sempre aconselhável consultar o veterinário para ter orientação personalizada.

Empire Pet
07/06/2024
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos

SILVEIRA E SILVA COMÉRCIO DE RAÇÕES LTDA - CNPJ: 09.579.781/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade