Queda de pelo em gatos: O que pode causar esse problema?

Os gatos são conhecidos por sua higiene impecável e pelos macios, mas a queda de pelo é um processo natural que faz parte da vida felina. 

No entanto, se você notar que o seu gatinho está perdendo mais pelos do que o normal, é importante ficar atento, pois isso pode ser um sinal de algum problema de saúde ou outro fator que precisa ser cuidado.

Neste conteúdo nós separamos todas as informações que você precisa saber sobre  queda de pelo em gatos, explorando as causas mais comuns, dicas para controlar a situação e quando é necessário buscar ajuda veterinária. Acompanhe:

Principais causas da queda de pelo em gatos

A queda de pelo em gatos,  é um fenômeno natural mas pode ser influenciado por diversos fatores. Embora a muda sazonal seja a principal causa, o volume excessivo ou a queda em áreas específicas pode indicar um problema de saúde. 

A saúde do seu gatinho deve ser levada a sério sempre, mesmo quando é uma condição comum, como a queda de pelo. Abaixo selecionamos as principais causas desse comportamento. Confira:

1. Muda de pelo

A principal causa da queda de pelo em gatos é a muda sazonal, que geralmente acontece duas vezes ao ano, na primavera e no outono. 

Durante esse período, os gatos perdem a pelagem mais grossa do inverno para se preparar para o verão e vice-versa. Se preferir, pode usar escovas ou luvas para tirar o excesso de pelo, até para prevenir problemas estomacais. 

2. Parasitas 

Pulgas, carrapatos, ácaros e outros parasitas podem causar irritação na pele do gato, levando à coceira excessiva e, consequentemente, à queda de pelo.

Se você notar quadros de coceira extrema ou um comportamento estranho no seu gatinho, procure um veterinário para examiná-lo e prevenir problemas maiores. 

3. Alergias 

Alergias a alimentos, produtos de higiene ou até mesmo ao ambiente podem causar coceira e queda de pelo em gatos.

Essas alergias podem aparecer junto de outros sintomas, como espirros ou tosse. De qualquer forma, é sempre bom acompanhar o comportamento do gato e conferir a composição dos itens. 

4. Doenças dermatológicas 

Várias doenças de pele, como dermatofitose e sarna notoédrica, podem ocasionar a perda de pelos em áreas específicas do corpo do gato, apresentando sintomas como coceira, vermelhidão e descamação. 

A queda de pelos saudável não causa nenhum dos sintomas acima, portanto, se notar algo a mais, procure um veterinário para um diagnóstico preciso. 

5. Estresse 

O estresse em gatos, provocado por alterações na rotina, como mudança de casa ou viagem, ou pela introdução de novos animais no ambiente, pode levar à lambedura excessiva, resultando na queda de pelos. 

Outros fatores de estresse, como barulhos altos ou visitas frequentes, também podem contribuir para esse comportamento, além de agressividade, apatia e urina fora da caixa de areia. 

6. Fatores nutricionais

A alimentação inadequada, com carência de nutrientes essenciais como proteínas, vitaminas A e E, e ácidos graxos ômega 3 e 6, pode prejudicar a saúde da pele e dos pelos do gato, levando à queda de pelos. 

É fundamental oferecer ao gato uma dieta balanceada, rica em nutrientes, para garantir sua saúde e bem-estar. Se você notar que seu gato está perdendo mais pelos do que o normal, consulte um veterinário para ter orientação sobre a melhor dieta para ele.

7. Problemas hormonais 

Desequilíbrios hormonais, como hipertireoidismo, hipotireoidismo e síndrome de Cushing, podem ocasionar a queda de pelos em gatos. 

Outros sinais de problemas hormonais podem incluir aumento da sede e da micção, perda de peso e alterações de comportamento, que podem estar conectados com outras doenças e, até mesmo, o estresse. 

Dicas para controlar a queda de pelo em gatos

Embora a queda de pelo em gatos seja um processo natural, a perda excessiva pode ser frustrante para você e desconfortável para seu amigo peludo. 

Felizmente, existem medidas que você pode tomar para controlar a queda e promover a saúde da pele e da pelagem do seu gato. Veja algumas dicas abaixo:

Escove seu gato regularmente: Escovar o pelo do seu gato ajuda a remover os pelos mortos e soltos, além de estimular a circulação sanguínea e a produção de óleos naturais da pele, que mantêm os pelos saudáveis.

Mantenha o ambiente do seu gato limpo: Aspirar e limpar a casa regularmente ajuda a remover pulgas, carrapatos e outros parasitas que podem causar queda de pelo em gatos.

Ofereça uma alimentação balanceada: Uma dieta rica em nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais, é fundamental para a saúde da pele e dos pelos do gato.

Controle o estresse do seu gato: Proporcione um ambiente tranquilo e enriquecedor para o seu gato, com brinquedos, arranhadores e outros objetos que o estimulem mentalmente e fisicamente.

Leve seu gato ao veterinário: Se você notar que a queda de pelo do seu gato é excessiva ou se há outros sintomas como coceira, vermelhidão na pele ou feridas, é importante procurar um veterinário para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Quando devo procurar ajuda veterinária?

O recomendado é procurar um veterinário sempre que o seu gato apresentar comportamento ou sintomas incomuns, como:

 

  • Queda de pelo excessiva e persistente;
  • Coceira intensa;
  • Vermelhidão, feridas ou outras alterações na pele do gato;
  • Perda de apetite, apatia ou outros sinais de que o gato não está bem.

 

A queda de pelo em gatos é um problema comum que pode ter diversas causas. Observar o comportamento do seu gato, a frequência da queda de pelo e outros sintomas pode ajudar a identificar a causa e tomar as medidas necessárias para controlar a situação. 

A escovação regular também faz parte dos cuidados fundamentais, além de uma dieta balanceada e um ambiente livre de estresse também contribuem para a saúde da pele e dos pelos do gato. 

Se você tiver dúvidas ou preocupações, consulte sempre um veterinário para garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo peludo.

Empire Pet
08/07/2024
Sobre a loja

Empire Pet: O seu melhor consultor pet!

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos

SILVEIRA E SILVA COMÉRCIO DE RAÇÕES LTDA - CNPJ: 09.579.781/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade