10 melhores areias para gatos

A areia é um dos itens mais importante para os gatinhos, pois são elas que vão impedir que o odor de fezes e urina se espalhe pelo ambiente. 

Considerando que os felinos são sensíveis a odores, escolher entre as melhores areias para gatos pode não ser tão simples, já que existem vários tipos e que entregam propostas diferentes.

Antes de listarmos as marcas de maior qualidade, precisamos entender que existem variedades de areia, como: 

  • Areia de argila: Costuma formar torrões firmes quando entra em contato com a umidade, facilitando a remoção dos resíduos e tem um bom controle de odores; 
  • Areia de sílica: Excelente absorção de umidade, baixo pó e controle eficaz de odores; 
  • Areia de milho: É uma opção biodegradável, geralmente produzida a partir de materiais naturais e muito eficiente no controle de odores.
  • Areia de madeira prensada: Feita de fibras de madeira reciclada, é biodegradável, absorvente e muitas vezes produzida de forma sustentável.
  • Areia de bentonita: Oferece boa absorção e controle de odores. Algumas marcas têm versões empacotadas com grãos finos para uma sensação mais suave.
  • Areia de papel reciclado: Leve, sem poeira, biodegradável e pode ser uma boa opção para gatos com alergias.
  • Areia de trigo: Outra opção biodegradável, geralmente livre de poeira e algumas variedades têm boa capacidade de aglomeração.
  • Areia de cristal de sílica: Sem poeira, excelente absorção de umidade e muitas vezes tem propriedades antibacterianas.
  • Areia de nozes trituradas: Produzida a partir de cascas de nozes trituradas, é biodegradável, leve e eficaz no controle de odores.

    As preferências dos gatos variam, então pode ser necessário experimentar algumas opções para descobrir qual o seu pet vai se adaptar melhor. Além disso, é importante manter a caixa de areia sempre limpa para garantir a saúde e felicidade do seu gato.

10 melhores marcas de areias para gatos 

Agora que os tipos de areia foram entendidos, está na hora de conhecer as principais marcas do mercado e entender qual vale mais a pena investir.

A dica é combinar custo-benefícios e o quanto ela pode fazer bem para o seu gatinho, especialmente se você tiver mais de um. Confira abaixo as 10 melhores marcas de areias para gatos: 

1. Viva Verde 

A Viva Verde se tornou um dos itens mais procurados no mercado de felinos nos últimos tempos e está entre as melhores areias para gatos por conta do custo-benefício.

O produto é biodegradável, feito de milho e impede que o cheiro de fezes e urina se espalhe pelo ambiente, além de formar torres com facilidade, ser confortável para o gato e render muito. 

A areia tem flocos finos e é considerada zero desperdício, mas pode se espalhar facilmente pela casa, principalmente se você não tiver um tapete para o gato pisar depois de usar a caixa de areia.

Prós: Forma torrão, rendimento e é biodegradável 

Contras: Espalha fácil pela casa

2. Meau

A Areia Higiênica Meau também é biodegradável e feita de milho, sendo um ótimo investimento para quem gosta de custo-benefício e quer uma areia desse tipo pagando um pouco menos. 

Você encontra o produto em grão fino e médio, com ou sem perfume, que formam torrões firmes, facilitando a limpeza e garantindo alto rendimento.

A Meau controla muito bem o odor, deixando o ambiente livre de poeira, mas deixando alguns grãos espalhados se não houver um tapete na saída da caixa de areia. 

Prós: Forma torrão, rendimento, perfumada e mais barata 

Contras: Espalha fácil pela casa

3. Pidan 

A terceira colocada na lista de melhores areias para gatos é a Pidan, feita de tofu, que evita que líquidos ou dejetos grudem na areia, facilitando a limpeza.

Seu diferencial são os torrões que se formam em 3 segundos, minimizando o desperdício e qualquer tipo de poeira, além de ser muito confortável para o uso diário do gato.  

A Pidan não possui perfume, mas tem aroma suave de mineral ao entrar em contato com a água. A marca ainda oferece um programa de garantia de satisfação para garantir a qualidade do produto. 

Esta areia também tem um bom rendimento, porém deixa um pouco de odor no ambiente depois um tempo de uso e acaba saindo por um preço mais alto, devido a alta tecnologia. 

Prós: Forma torrão em 3 segundos, sem desperdício e sem poeira.

Contras: Deixa odor e tem preço mais alto. 

4. Pipicat

A Areia Pipicat é feita de argila e é um produto que pode ser encontrado em vários lugares, principalmente em mercados, por um preço muito bom.   

Além de ser acessível, oferece um excelente custo-benefício, mas nem todas as opções da areia são eficientes para inibir odores. 

Os grãos são finos, formando torrões que facilitam a limpeza e é biodegradável, mas não deve ser jogada no vaso sanitário para evitar entupimentos. 

A Pipicat oferece outras opções, como a Perfumada Floral, Ultra Dry e Multi-Cat, disponível em embalagens de 4kg e 12kgs, cada uma com os seus diferenciais. 

Prós: Preço bom, variedade de tamanho e rendimento 

Contras: Nem todos os modelos inibem o odor 

5. ProGato

A ProGato é uma areia do tipo granulado, uma opção de substrato para a bandeja sanitária de gatos e que não forma torrões. 

Os grânulos são brancos, secos e soltos, como pequenas pedrinhas, mas são leves e confortáveis, proporcionando maior durabilidade. 

Sua absorção imediata do odor inibe a proliferação de maus cheiros no ambiente, e absorve líquidos rapidamente, como uma esponja.

O recomendado é formar uma camada de pelo menos 5,0 cm na bandeja, removendo diariamente as fezes e misturando o restante do produto. 

Prós: Inibe o odor e tem rápida absorção

Contras: Não forma torrão 

6. Katbom

A Areia da Katbom é outra boa opção de granulado higiênico, biodegradável e 100% natural, capaz de absorver a urina do gatinho instantaneamente, formando torrões antes do desenvolvimento de odores. 

A areia é feita à base de matéria orgânica, com farinha de cereais na composição, permitindo descarte no vaso sanitário sem risco de entupimentos.

A marca não indica misturar outros granulados, mas é preciso proteger contra insetos e umidade, e conservar em local seco e arejado.

Prós: Embalagem de 3kg e 6kg, rendimento e evita odores. 

Contras: Faixa de preço elevada. 

7.  Tidy Cats

Para quem gosta de areia sílica, a Tidy Cats atende muito bem e se encaixa como uma das melhores areias para gatos por oferecer opções com ou sem perfume e na opção granulado higiênico.

Nas duas versões o produto absorve bem os líquidos sem comprometer a saúde do gatinho e não  gruda nas patinhas do gato do seu, além de não deixar o odor se espalhar pelo ambiente. 

O preço dela é bem acessível, mas pode não render tanto se você tiver mais de um gato. Mesmo assim, tem um ótimo custo-benefício.

Prós: Bom preço, confortável para o gato e segura o odor. 

Contras: Não forma torrão 

8. Kets 

A areia Kets é um granulado sanitário de madeira que tem como diferencial o poder de absorção 15 vezes maior do que às areias tradicionais, formando torrões firmes, que não gruda nas patas do gato e não produz poeira.

O produto é muito confortável para o gatinho, evitando desconforto nas patinhas e oferecendo alta qualidade na eliminação de odores, mantendo o ambiente agradável. 

O recomendado é usar uma camada de 6 a 7cm de areia, retirar as fezes e torrões diariamente, evitando o descarte no vaso sanitário. 

A Kets tem um preço muito bom, pode ser encontrada de vários tamanhos e com versões perfumadas e sem cheiro. Embora ela não deixe o ambiente com mal cheiro, a própria areia pode desenvolver um odor desagradável com o tempo, podendo incomodar o gato.

Prós: Rápida absorção e torres firmes.

Contras: Pode desenvolver odor.

9. Easy Clean

Estamos chegando ao fim da lista de melhores areias para gatos, mas não podemos deixar a Easy Clean de fora. 

Esse granulado tem altíssimo poder de absorção, formando torrões instantaneamente e eliminando rapidamente odores, facilitando a limpeza da caixa. 

Livre de componentes tóxicos, não afeta a saúde do animal e não gruda nas patas, sendo recomendada uma camada de 5 a 7 cm na caixa de areia, para a quantidade adequada do produto.

Prós: Boa absorção, rendimento e formação de torrões.

Contras: Granulados pode despedaçar e ter mau cheiro.

10. CarePet

A CarePet é um granulado de madeira, que elimina a umidade e o odor das necessidades do gato, com preço acessível e bom rendimento.  

O granulado, de forma natural, estimula o instinto felino na hora de usar a caixa de areia, evitando a proliferação de fungos e bactérias. 

O maior benefício dessa areia é a capacidade de 4x mais absorção do xixi, atoxidade, esterilização e fórmula sem aditivos químicos. Por ser um granulado, o produto pode despedaçar, provocando odor no local.

Prós: Bom preço, rendimento e boa absorção.

Contras: Não forma torrão e pode provocar odor no ambiente.

Como escolher a melhor areia para gato? O que considerar?

Não adianta nada você comprar uma das melhores areias para gatos se ela não atender às necessidades do seu pet ou não tiver o rendimento que você espera. 

Sempre que você for escolher um novo tipo de areia, leve alguns pontos em consideração que sejam positivos para o seu gatinho e para você como tutor, como: 

  • Tipo de areia: Alguns tipos vão ser mais econômicos para o seu bolso e confortáveis para seu gato.
  • Textura e granulação: Gatos podem ser sensíveis à textura da areia, experimente diferentes granulações para ver qual será melhor; 
  • Formação de torrões: Areias que  formam blocos quando molhadas, facilitando a remoção dos resíduos e são mais fáceis de limpar;
  • Controle de odor: Opte por uma areia com bom controle de odor para manter o ambiente do gato fresco e evitar estresse;  
  • Material e composição: Verifique os ingredientes da areia. Algumas são feitas de materiais naturais, como argila, enquanto outras são sintéticas, como as de sílica. 
  • Poeira: Areias muito poeirentas podem ser desconfortáveis para o gato e para os tutores. Considere esse ponto se você não gosta de bagunça; 
  • Tamanho e embalagem: Considere o tamanho da embalagem em relação à frequência com que você  faz a troca e escolha um tamanho de grão que seja bom para a caixa de areia do seu gato; 
  • Preferências do Gato: Observe as preferências do seu gato. Alguns podem ser exigentes quanto à textura, enquanto outros não se importam. Experimente diferentes opções para encontrar a melhor. 

Lembre-se: a melhor areia para gatos será aquela que o seu pet vai se adaptar melhor. Siga as nossas dicas e vá fazendo alguns testes. Com certeza você vai encontrar a opção ideal e claro que pode contar com a Empire Pet para isso. Visite nossa sessão de Areia e Caixas de Areia! 

Empire Pet
10/06/2024
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos

SILVEIRA E SILVA COMÉRCIO DE RAÇÕES LTDA - CNPJ: 09.579.781/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade