
Gata grávida: Saiba quais os sintomas e cuidados!
Ter uma gata grávida em casa pode ser um período cheio de expectativas sobre como os filhotinhas vão ser, mas também é um momento que requer cuidados e atenção especiais.
A gestação de uma gata costuma ser tranquila, contendo apenas algumas mudanças de comportamento, como maior apetite e mais tempo descansando, mas isso não exclui a sua responsabilidade de manter as consultas no veterinário.
Além disso, você pode manter alguns outros cuidados em casa, como ir deixando a sua gata em um ambiente só para ela, com mantinhas, pote de água e de ração.
Garanta que a sua gata tenha total conforto neste momento e preste atenção nos sinais que podem aparecer quando ela estiver pronta para ter seus filhotinhos.
Nem sempre é fácil saber se uma gata está grávida, especialmente nas primeiras semanas. Mas, ao longo das semanas, é muito comum haver aumento do abdômen e mamilos mais rosados.
Se você perceber essas características, leve sua gatinha para o veterinário para confirmar a gravidez. Esses são apenas os sintomas iniciais de gravidez em gatos. Ao longo da gestação outras características podem aparecer, como:
Uma gata grávida também pode ter diarréia, perdas de pelo ou até constipação ao longo da gestação. E vale lembrar que nem todos os pets vão apresentar todos esses sintomas, mas é sempre bom ficar de olho.
A gestação de um gato dura entre 63 e 67 dias, o que equivale a pouco mais de 2 meses. Esse período pode variar um pouco, entre 61 e 72 dias, por isso, é fundamental acompanhar os sinais da gata e fazer acompanhamento pré-natal.
O mesmo cuidado deve ser feito com o parto, que dura algumas horas e ocorre sem problemas. Para este momento não é necessário ir ao veterinário, a menos que exista algum tipo de problema.
O parto de um gato pode ser feito em casa, apenas certifique-se de proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor.
Cuidar de uma gata grávida vai exigir um tempo a mais da sua rotina, já que é um momento que alguns fatores precisam de mais atenção, como a alimentação e a saúde em geral do seu felino.
Ofereça à sua gata uma ração de alta qualidade específica para gestantes e filhotes. Rações desse tipo costumam ser ricas em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos filhotes e para suprir as necessidades nutricionais da mãe durante a gestação.
2. Aumento da ração
Aumente a quantidade da ração gradualmente à medida que a gestação avança, já que sua gata vai precisar de mais energia para sustentar os filhotes em desenvolvimento. Consulte o veterinário para não errar a quantidade ideal, que também deve levar em consideração a idade, peso e estado geral da gata.
Prepare um local tranquilo e seguro para a gata ter seus filhotinhos. Este ninho deve ser acolhedor, feito de materiais macios, como cobertores, toalhas e caixas de papelão.
Mantenha todo o espaço limpo, organizado e livre de estresse. O mesmo vale para a rotina. Evite mudanças bruscas, barulhos altos ou novos animais em casa, pois isso pode causar incômodo e afetar a gestação.
Leve a sua gata grávida ao veterinário para um exame pré-natal completo no início da gestação.
O veterinário vai confirmar a gravidez, estimar a data do parto, verificar se há algum problema de saúde e fornecer orientações sobre os cuidados durante este período.
O acompanhamento deve ser feito até o final da gestação para monitorar a saúde da gata e dos filhotes e garantir que tudo esteja correndo bem.
O parto de gatas geralmente dura algumas horas e ocorre sem problemas. No entanto, é importante estar presente para observar e ajudar se necessário, como limpar os filhotes e cortar o cordão umbilical (com orientação do veterinário) e, principalmente, demonstrar que você não abandonou a sua gatinha.
6. Cuidados com os filhotes:
Após o parto, deixe sua gata em um local tranquilo e seguro para cuidar dos filhotes. Continue oferecendo uma dieta de alta qualidade, mas deixe seu pet seguir seus instintos maternos, você não precisa passar o tempo presente.
Depois de algumas semanas, os filhotes também podem ser levados ao veterinário para fazer check-up, vermifugação e vacinação.
Para quem gosta de gatos, acompanhar a gestação do seu felino é um momento marcante, mas exige cuidados a mais. A melhor forma para evitar a gravidez felina é a castração.
Hoje em dia o procedimento é oferecido por ONG’s e por instituições públicas sem você precisar pagar nada, além de clínicas com preços mais acessíveis.
Castração também é uma questão de saúde para os seus gatos machos e fêmeas, que além de evitar mais filhotinhos, previne contra possíveis doenças que os animais estão expostos na hora do acasalamento e do parto.
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade