Nas últimas semanas temos enfrentado diversos casos de dengue pelo Brasil e a grande dúvida que percorre entre os donos de pets é se a doença pode atingir os animais.
Felizmente os cachorros não pegam dengue. A picada do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, não conseguem infectar cães e nem mesmo os gatos.
No entanto, os cachorros podem ser afetados por doenças transmitidas por outros mosquitos, como a leishmaniose, causada por parasitas e não estão relacionadas à dengue.
De qualquer forma, é sempre bom manter o ambiente que o seu cachorro frequenta em boas condições, sem água parada ou sujo. Neste conteúdo você confere mais informações sobre a dengue e doenças transmitidas por mosquitos.
Acima nós já tiramos a sua dúvida se cachorro pega dengue e, felizmente, isso não é possível. Mas não quer dizer que não há necessidade de ter cuidado, até porque sempre existe o risco de outras doenças.
Aqui estão algumas maneiras de proteger seu cachorro, gato ou qualquer outro bichinho de estimação, da dengue:
A melhor forma de acabar com a dengue é fazendo a prevenção contra o mosquito e embora esses cuidados sejam focados em animais, eles também servem para proteger você da dengue.
Se cachorro pega dengue já não é mais uma preocupação para você, outras doenças causadas por mosquitos devem ser.
Alguns mosquitos acabam sendo vetores de algumas condições graves para cães, que se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, podem causar danos permanentes ou até levar o seu pet a óbito.
Abaixo nós separamos as principais doenças transmitidas por mosquitos em cachorros, seus sintomas, formas de prevenção e tratamento. Acompanhe:
Causada pelo protozoário Leishmania chagasi, a doença é transmitida pela picada do mosquito-palha, podendo atingir outros animais, como os gatos.
Sintomas: Perda de peso, queda de pelo, feridas na pele, apatia, febre, anemia e aumento do baço.
Prevenção: Uso de repelentes específicos para cães, coleiras repelentes, telas de proteção e controle do mosquito-palha no ambiente.
Tratamento: Medicamentoso, com acompanhamento veterinário rigoroso.
Esta doença é transmitida pelo mosquito vetor da dengue, o Aedes aegypti e causada por parasitas que se alojam no coração e nos pulmões do cachorro, podendo causar insuficiência cardíaca e problemas respiratórios.
Sintomas: Tosse seca, dificuldade para respirar, perda de peso, cansaço e desmaios.
Prevenção: Uso de medicamentos preventivos mensais, repelentes específicos para cães e controle do mosquito Aedes aegypti.
Tratamento: Medicamentoso, com acompanhamento veterinário rigoroso.
Também conhecida como "doença do verme do sangue", a filariose é causada por parasitas nematóides do gênero Dirofilaria repens, que se alojam nos vasos sanguíneos do animal, causando problemas circulatórios e obstruções.
Sintomas: Sangramento nasal, tosse, dificuldade para respirar e perda de peso.
Prevenção: Medicamentos preventivos, controle de medicamentos e visitas regulares ao veterinário.
Tratamento: Medicamento antiparasitário, como o uso de ivermectina.
A anaplasmose é uma doença infecciosa causada por bactérias semelhantes às riquétas e transmitida por carrapatos, causada pela bactéria Anaplasma phagocytophilum.
Sintomas: Febre, calafrios, dores musculares, dor de cabeça, fadiga e mal-estar geral.
Prevenção: Controle de carrapatos com vacinação, remédio, coleiras anti parasitas e ambiente do animal limpo e livre de criadouros de carrapatos.
Tratamento: Uso de antibióticos específicos e visitas regulares ao veterinário.
Causada principalmente pela bactéria Ehrlichia chaffeensis, também é transmitida por carrapatos, mas do tipo estrela solitária, o Amblyomma americanum.
Sintomas: Febre, calafrios, dores musculares, dor de cabeça, fadiga, mal-estar geral e erupção cutânea.
Prevenção: Evitar a picada de carrapatos com remédio, coleiras anti parasitas e ambiente limpo.
Tratamento: Uso de antibióticos prescritos por um médico veterinário.
Se cachorro pega dengue é o menor dos seus problemas quando entendemos a quantidade de doenças que podem atingir nossos pets no dia a dia. A melhor forma de garantir uma boa saúde para o seu cachorro é manter visitas regulares ao veterinário, vacinas em dia e um local limpo, sem grama alta ou água parada.
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade