A pneumonia em cachorro é uma condição respiratória caracterizada pela inflamação dos pulmões, normalmente causada por uma infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária.
Dependendo da causa e da gravidade da condição, um cachorro com pneumonia pode precisar de tratamento com antibióticos, terapia de suporte, oxigenoterapia e outros medicamentos.
Por mais que seja uma doença comum, em alguns casos, pode deixar sequelas ou levar o bichinho de estimação a óbito, especialmente se ele já tiver algum tipo de complicação respiratória.
A prevenção é sempre a melhor escolha, que envolve a vacinação contra doenças respiratórias, evitar a exposição a agentes infecciosos e manter um ambiente limpo. Entenda mais detalhes sobre a doença e como cuidar do seu cachorro com pneumonia.
Existem diferentes tipos de pneumonia em cachorros, cada uma causado por uma variedade de agentes infecciosos e fatores predisponentes, que podem se manifestar de formas diferentes nos pets e exigir cuidados específicos. Entenda:
É o tipo mais comum de pneumonia em cães, sendo causada por uma variedade de bactérias, incluindo Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Streptococcus pneumoniae.
Essas bactérias podem entrar nos pulmões do cachorro por inalação, aspiração ou através da corrente sanguínea.
O diagnóstico é feito com base no histórico médico do cão, exame físico, raio-x do tórax e outros exames complementares. Já o tratamento pode incluir uso de antibióticos, medicamentos para tosse e secreção, fluidoterapia e oxigenioterapia.
A pneumonia viral em cachorros pode ser causada por uma série de vírus que afetam o trato respiratório, podendo danificar os pulmões e evoluir para uma infecção bacteriana. Os vírus mais comuns podem ser:
Adenovírus Canino Tipo 2 (CAdV-2): É um dos agentes causadores da traqueobronquite infecciosa canina, também conhecida como tosse dos canis, que em casos graves pode levar à pneumonia.
Vírus da Cinomose Canina (CDV): A cinomose é uma doença viral contagiosa que pode afetar vários sistemas do corpo, incluindo o sistema respiratório. A pneumonia é uma complicação comum em cães infectados com a doença.
Vírus da Parainfluenza Canina (CPIV): Este vírus é outro agente causador da traqueobronquite infecciosa canina e pode contribuir para o desenvolvimento de pneumonia em casos mais graves.
Vírus da Influenza Canina (CIV): Existem dois subtipos de vírus da influenza canina (H3N8 e H3N2) que causam infecções respiratórias em cachorros, levando ao desenvolvimento da pneumonia quando atinge estágios mais graves.
A pneumonia fúngica é menos comum em cachorros do que pneumonia bacteriana ou viral, por exemplo, mas sempre existe a possibilidade dela atacar seu pet. A doença é causada por fungos, como Aspergillus e Cryptococcus, que podem entrar nos pulmões por inalação de esporos.
O diagnóstico envolve uma combinação de histórico médico do animal, exame físico, radiografias torácicas e testes laboratoriais, como culturas de amostras respiratórias para identificar o fungo específico.
Um cachorro com pneumonia pode necessitar de terapia antifúngica, como o uso de medicamentos como o itraconazol, fluconazol ou anfotericina B, administrados por via oral ou intravenosa.
Em alguns casos, pode ser preciso realizar procedimentos para remover material fúngico dos pulmões, além de suporte respiratório em casos mais complicados.
Um cachorro com pneumonia parasitária é algo bem raro, mas pode acontecer quando houver a presença de parasitas, como Dirofilaria immitis (verme do coração) e Aelurostrongylus abstrusus (verme pulmonar, que entram nos pulmões pela corrente sanguínea ou pelo trato respiratório.
O tratamento desse tipo de pneumonia costuma ser feito com medicamentos antiparasitários, mas dependendo da gravidade, o veterinário pode recomendar terapia de suporte, como fluidoterapia, oxigenoterapia e medicamentos para aliviar os sintomas respiratórios.
Evite ao máximo deixar o seu cachorro em locais de exposição a parasitas e inclua o uso de medicamentos preventivos contra vermes do coração e outras infecções parasitárias no calendário de vacinação e medicamentos recorrentes.
Os sintomas de um cachorro com pneumonia costumam apresentar muita tosse e secreção em alguns casos, que podem variar a intensidade conforme a gravidade da doença.
Mesmo havendo mais de um tipo de pneumonia, os sintomas costumam se repetir, e normalmente incluem:
Se você notar qualquer um desses sintomas, procure um veterinário o mais rápido possível e faça o tratamento adequado, para o tipo específico de pneumonia e gravidade da doença.
Com tratamento precoce e adequado, a maioria dos cachorros se recupera completamente da pneumonia e sem deixar sequelas. Cuide bem do seu cãozinho!
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade