A prednisolona é um medicamento corticosteróide utilizado em cachorros para tratar uma variedade de condições médicas em pets de todas as idades e raças.
O remédio pertence à classe dos corticosteróides, que são hormônios produzidos naturalmente pelo corpo ou sintetizados em laboratório e têm efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores.
A prednisolona para cachorro é frequentemente prescrita por veterinários para tratar condições inflamatórias, alérgicas, auto imunes e neoplásicas. Alguns dos usos comuns da prednisolona em cães incluem:
A prednisolona é um medicamento que pode ser encontrado em dosagens de 5mg, ideal para cães de pequeno porte; 10mg, para cachorros de porte médio; ou 20mg para cães de grande porte.
O medicamento é potente e deve ser usado com cautela, sob orientação veterinária. Não recomendamos que faça o uso desse medicamento sem orientação.
A prednisona para cachorro, por ser um medicamento corticosteroide, tem vários efeitos no organismo dos pets devido à sua capacidade de suprimir a resposta inflamatória e imunológica.
Para cada finalidade e dosagem o medicamento pode causar efeitos diferentes, sendo os mais comuns:
A prednisona ajuda a reduzir a inflamação em diversas condições, como artrite, dermatite, inflamações oculares, otites e doenças inflamatórias intestinais.
Ajuda a suprimir a resposta imunológica do organismo, o que pode ser útil no tratamento de doenças autoimunes, alergias e condições em que há uma resposta imunológica exagerada.
Ajuda a controlar reações alérgicas, como dermatite alérgica, dermatite atópica e alergias sazonais, reduzindo a coceira, vermelhidão e inchaço associados.
Em alguns casos de câncer, a prednisona pode ser usada para reduzir a inflamação associada aos tumores, melhorar a qualidade de vida do animal e aumentar a eficácia de outros tratamentos.
A prednisona para cachorro tem a capacidade de estabilizar as membranas celulares, o que pode ajudar a reduzir a permeabilidade vascular e a formação de edema.
É importante ressaltar que, embora a prednisona seja eficaz no tratamento de várias condições em cães, o uso prolongado ou inadequado pode levar a efeitos colaterais graves.
Sempre siga as instruções do veterinário quanto à dosagem, duração do tratamento e monitoramento do seu cachorro durante o uso da prednisona.
Sim, a prednisolona pode apresentar efeitos colaterais em cachorros, especialmente quando é usada em doses elevadas ou por longos períodos de tempo.
Assim como em outros medicamentos, existem efeitos colaterais que mais comuns e os menos comuns, sendo eles:
A prednisolona para cachorro é mais comum de ser administrada por comprimidos, geralmente com ou após as refeições. Em alguns casos também pode ser prescrita de forma intramuscular ou por uso de colírio.
Todas essas formas de consumo do medicamento devem ser recomendadas pelo veterinário, seguindo a dosagem e a frequência.
Caso a recomendação seja por comprimidos, também indicamos que esconda em um alimento para minimizar o risco de irritação gástrica e reduzir a probabilidade de vômitos.
Não é recomendado dar prednisolona de uso humano para cachorros sem orientação veterinária. Mesmo que o medicamento que também seja prescrito para seres humanos, a dosagem e a formulação podem variar entre produtos destinados a humanos e aqueles destinados a animais.
Os medicamentos para pessoas podem conter ingredientes adicionais, como conservantes e flavorizantes, que podem ser prejudiciais para os animais.
Além disso, a dosagem adequada para um cachorro pode ser diferente da dosagem prescrita para um ser humano, e a administração incorreta pode levar a efeitos colaterais graves ou até mesmo colocar a vida do animal em risco.
Hoje em dia existem diversas lojas de animais que vendem Prednisolona para cachorro por um preço acessível, como a Empire Pet, além de clínicas veterinárias que também fazem a comercialização.
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade