Como dar banho em um cachorro pode ser uma tarefa relativamente simples, desde que você siga algumas etapas básicas e tome precauções para garantir o conforto e a segurança do animal.
Muitas pessoas acabam pecando na tarefa, por não usar produtos específicos para cães ou não terem a paciência necessária para isso. Todas essas, e outras questões, podem ser facilmente solucionadas com um guia básico de como dar banho em um cachorro em casa. Confira:
Escolha um local adequado para dar banho, como uma banheira ou um espaço ao ar livre com uma mangueira. Recomendamos que o espaço esteja aquecido, já que os cachorros podem sentir frio quando molhados.
Você vai precisar de shampoo para cachorro (preferencialmente um específico para o tipo de pelagem do seu cão), toalhas, escova de pelos, algodão para os ouvidos (para evitar a entrada de água), e petiscos ou recompensas para encorajar o comportamento positivo durante o banho.
Antes de molhar o seu cachorro, escove bem o pelo, especialmente se for um cão com bastante pelagem, para remover qualquer emaranhado ou sujeira solta. Isso vai facilitar a lavagem e evitar que o pelo fique ainda mais embaraçado durante o banho.
Use um copo, um balde ou uma mangueira para molhar o cachorro aos poucos, sem que ele fique assustado, evitando sempre a região dos ouvidos para prevenir infecções.
Se você tiver dificuldade com essa parte, pegue alguns petiscos ou um pouco de ração para o cachorro se distrair e, assim, você conseguir passar a água pelo corpo dele.
Coloque uma pequena quantidade de shampoo na mão e massageie suavemente o pelo do cachorro, evitando os olhos e o focinho. O shampoo deve ser próprio para cachorros, de preferência recomendado pelo veterinário, e para o tipo certo de pelo ou condição de pele.
Usando uma mangueira ou uma caneca, enxágue completamente o shampoo do pelo do cachorro, garantindo que não fiquem resíduos que possam causar coceira ou irritação na pele. Também faça isso devagar para não assustar ou estressar seu pet.
Use toalhas para secar o excesso de água do pelo do cachorro e, se ele permitir, também pode usar um secador de cabelo em temperatura baixa para secar completamente o pelo, mantendo uma distância segura para não queimar a pele do animal.
Após o cachorro estar completamente seco, escove o pelo para remover qualquer emaranhado restante e deixá-lo com uma aparência bonita. Você também pode dar petiscos ou um sachê para reforçar o bom comportamento.
Como dar banho em um cachorro não é algo difícil se você seguir as nossas dicas, respeitar o seu pet e usar produtos corretos.
A frequência com que você deve dar banho em um cachorro depende do tipo de pelagem, estilo de vida, nível de atividade e condições de pele do cachorro.
Mas para a maioria deles, os banhos podem acontecer a cada 4 ou 6 semanas para mantê-los limpos e saudáveis.
Mas, para cada uma das condições citadas anteriormente, existe uma frequência recomendada e, em alguns casos, até uma forma diferente de como dar banho. Entenda melhor:
Cães com pelagem curta ou de pelo duplo geralmente não precisam de banhos com tanta frequência quanto aqueles com pelagem longa ou densa. Cachorros com mais pelos, podem precisar de banhos mais frequentes para evitar que o fique embolado ou fique sujo.
Cachorros que passam muito tempo ao ar livre, em atividades que os deixam sujos, ou têm acesso a ambientes onde podem se sujar facilmente, como parques ou trilhas, costumam precisar de banhos mais frequentes.
Em casos como esse, não tem problema nenhum em ter uma rotina de banhos ou de limpeza em geral. O mesmo pode acontecer com cães que costumam passear todos dias.
Se o seu cachorro tem alguma condição de pele, como dermatite, alergias ou infecções cutâneas, pode ser necessário dar banhos mais frequentes como parte do tratamento.
Dependendo da doença, você pode precisar de produtos específicos e uma temperatura de água diferente.
É importante seguir todas as orientações recomendadas pelo veterinário nesses casos, pois banhos excessivos podem piorar certas condições de pele.
Para dar banho em um cachorro em casa, é importante um shampoo suave e específico para cachorros, que seja formulado para o tipo de pelagem e pele do seu animal.
Evite usar shampoos para humanos, já que eles podem conter ingredientes que são muito agressivos para a pele sensível dos cães e causar irritação, que evoluir para alguma doença ou ferida cutânea.
Além do shampoo, tenha à disposição toalhas macias para secar o pelo do cachorro após o banho. E caso o seu cachorro tenha alguma condição de pele específica, como dermatite ou alergias, consulte o veterinário para recomendações sobre produtos adequados.
Por último, sempre escolha produtos suaves e seguros, e use sempre conforme as instruções de uso para garantir uma experiência de banho positiva para o seu cachorro.
Se você estiver com muita dificuldade de como dar banho em um cachorro, a melhor alternativa é procurar uma pet shop confiável. Não vale a pena você estressar seu pet para economizar.
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade