Um cachorro com olho remelando pode ser sinal de condições inflamatórias ou até mesmo de vermes. Por mais que seja algo comum, um remela persistente, com inchaço e mudanças no comportamento, por exemplo, pode indicar algo a mais, como uma doença.
É importante observar a cor, a quantidade e a consistência da secreção para ter uma ideia da possível causa do problema, já que a remela pode ser sinal de:
Conjuntivite
Esta é uma inflamação da membrana transparente (conjuntiva) que cobre a parte branca do olho e o interior das pálpebras. Pode ser causada por alergias, infecções bacterianas ou virais, irritação por corpos estranhos, entre outros.
Cor da remela: Amarela ou verde.
Sintomas: Vermelhidão nos olhos, inchaço, lacrimejamento, coceira nos olhos, piscar em excesso, sensibilidade à luz e dificuldade para abrir os olhos.
As infecções bacterianas são um problema de saúde bem comum em cães., podendo afetar diferentes partes do corpo, como pele, ouvido, trato urinário, respiratório e gastrointestinal. Essas infecções são causadas por bactérias que podem vir de feridas, cortes, picadas de insetos, contato com outros animais infectados e água ou comida contaminada.
Cor da remela: Verde-amarelada, amarelada ou esverdeada.
Sintomas: Febre, apatia, perda de apetite, perda de peso, dor, vermelhidão, inchaço e secreção purulenta.
As infecções virais em cães podem ser causadas por diversos vírus, sendo as mais comuns parvovirose, cinomose, hepatite canina e influenza canina. Cada uma dessas doenças pode ter sintomas específicos e gravidade variável.
Cor da remela: Amarela, verde ou branca.
Sintomas: Febre, apatia, perda de apetite, vômito, diarreia, tosse, espirros, coriza, conjuntivite e problemas de pele.
O trauma ocular em cachorros é uma lesão no olho que pode ser causada por diversos fatores, com sintomas que variam de acordo com a gravidade da lesão. Além da remela, o trauma pode causar desconforto e até inflamação, que pode gerar problemas sérios.
Se você notar alguma lesão ocular no seu pet, leve ao veterinário o mais rápido possível e faça uma compressa fria para reduzir o inchaço e a dor.
Cor da remela: Transparente, amarela, vermelha ou marrom.
Sintomas: Vermelhidão, inchaço, dor, fotofobia, blefarospasmo, epífora, secreção ocular, dificuldade para abrir ou fechar os olhos e perda de visão.
Cachorro com olho remelando pode ser sinal de vermes, principalmente se estiverem presentes nos olhos do animal. Isso ocorre porque esses bichinhos podem causar irritação e inflamação no globo ocular, o que pode levar à produção de remela. Algumas espécies de vermes que podem causar remela em cachorro:
Thelazia: estes vermes parasitam os olhos do animal e podem causar vermelhidão, coceira, lacrimejamento e remela.
Dipylidium caninum: pode causar irritação nos olhos se suas proglotes (segmentos do corpo) forem ingeridas pelo animal.
Limpar a remela dos olhos do seu cachorro deve entrar na rotina de cuidados, especialmente se o pet acumular muita secreção ocular, como acontece com algumas raças de cachorro, como no yorkshire.
Para fazer a limpeza você vai precisar de itens simples, como soro fisiológico, que pode ser comprado em farmácias ou preparada em casa misturando 1 colher de chá de sal em 250 ml de água filtrada, e gaze ou algodão.
Faça a limpeza com cuidado, evitando esfregar os olhos do seu cachorro para não causar irritação. Jamais use produtos de limpeza humana, como colírios ou soluções de limpeza de lentes de contato, pois podem ser tóxicos para os olhos do seu cachorro.
A limpeza da remela é apenas um cuidado paliativo, é importante identificar a causa da secreção e tratar o problema de forma adequada, além de manter visitas regulares ao veterinário, ficar de olho em feridas e na carteirinha de vacinação do seu pet.
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade