Cachorro com tumor no fígado: O que fazer?

Um tumor no fígado é o crescimento anormal de células no órgão que pode ser primário, quando se originam no próprio fígado, ou metastáticos, que espalharam para outras partes do corpo. 

Assim como os humanos, os cachorros também podem enfrentar esse tipo de problema, que deve ser diagnosticado por um veterinário. 

Se você tem um cachorro com tumor no fígado,  é importante agir rapidamente para garantir o melhor tratamento possível e a qualidade de vida do animal, que podem incluir: 

  • Consultas recorrentes ao veterinário; 
  • Exames de sangue, ultrassonografia, radiografias ou biópsia;
  • Entender a melhor opção de tratamento conforme a saúde do seu pet;
  • Gerenciamento constante dos sintomas; 
  • Dieta nutritiva e adequada.


O tratamento para tumores no fígado em cachorros pode variar dependendo do tipo de tumor, do estágio da doença e da saúde geral do animal. 

As opções podem sim incluir cirurgia para remover o tumor, quimioterapia, radioterapia ou terapia medicamentosa, o que vai exigir cuidados pós-operatórios, como administração de remédios e repouso. 

Quais são os sintomas de cachorro com tumor no fígado? 

Os sintomas de um cachorro com tumor no fígado podem variar muito, dependendo do tipo de tumor, seu tamanho, localização e a saúde do pet.

Em alguns casos, o animal pode levar até anos para manifestar algum tipo de mal-estar, por isso é recomendado consultas recorrentes ao veterinário e exames periódicos.  

Mas, em geral, os sintomas mais comuns de um cachorro com tumor no fígado podem ser: 

Perda de apetite: Quando há diminuição no interesse pela comida ou perda de apetite, pode ser indicativo de tumor no fígado; 

Perda de peso: Como resultado da perda de apetite e da presença do tumor, o cachorro pode perder peso rapidamente.

Letargia: Sinal de cansaço, sono e desânimo costumam ser comuns em vários estágios da doença. Vômitos: Alguns cachorros podem ter vômito, especialmente se o tumor estiver afetando o funcionamento do sistema digestivo.

Diarreia ou constipação: Alterações nos hábitos intestinais podem ocorrer devido à presença do tumor.

Aumento do volume abdominal: A doença pode causar um aumento perceptível no tamanho do abdômen do cachorro devido ao acúmulo de líquido ou ao próprio crescimento do tumor.

Icterícia: Uma coloração amarelada da pele, gengivas e olhos do cachorro devido a problemas no fígado, como obstrução biliar ou disfunção hepática.

Dor abdominal: O cachorro pode demonstrar desconforto ou dor na área abdominal.

Nem todos os cães com tumor no fígado apresentaram todos esses sintomas de uma única vez. Essas condições podem aparecer aos poucos, sendo necessário observação constante e visitas ao veterinário. 

Como é feito o diagnóstico de um tumor no fígado de um cachorro?

O diagnóstico de um tumor no fígado de um cachorro é feito através de um conjunto de exames específicos que serão realizados conforme o caso individual do seu cachorro, que podem ser:

1. Exame físico 

O veterinário vai apalpar o abdômen do seu cachorro para verificar se há alguma massa ou nódulo. Ele também pode verificar se há outros sinais de doença, como icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas) ou ascite (acúmulo de líquido no abdômen).

2. Exames de sangue 

Os exames de sangue, mesmo que sejam de rotina,  podem ajudar a avaliar a função hepática do seu cachorro e verificar se há alguma alteração que possa indicar a presença de um tumor ou algum outro tipo de problema no fígado.

3. Exames de imagem 

Os exames de imagem, como ultrassom, raio-X e tomografia computadorizada, são usados para identificar a presença de um tumor sem precisar passar por um cirurgia e são capazes de determinar seu tamanho e localização.

4. Biópsia 

Em alguns casos, o veterinário pode recomendar uma biópsia do fígado para confirmar o diagnóstico de um tumor. A biópsia consiste na coleta de uma pequena amostra de tecido do fígado para análise laboratorial, ou seja, é uma pequena cirurgia com recuperação rápida. 

Qual o tratamento ideal para um cachorro com tumor no fígado?

O tratamento ideal para um cachorro com tumor no fígado depende do tipo de tumor, do estágio da doença e, principalmente, do estado de saúde do seu cão. Se o tumor estiver avançado e enfraquecendo seu pet, a cirurgia pode não ser o recomendado. 

É claro que o veterinário vai indicar o tratamento ideal, mas também é importante que você consiga entender qual é a melhor escolha e quais são as opções, que podem ser: 

Cirurgia: Se o tumor for removível e o cachorro estiver em boa saúde geral, a cirurgia para remover o tumor pode ser uma opção rápida e segura, que pode até ser curativa em alguns casos, especialmente se o tumor for benigno ou em estágio inicial.

Quimioterapia: A quimioterapia costuma ser usada para diminuir o tamanho do tumor, retardar seu crescimento ou aliviar os sintomas associados ao câncer. É uma opção mais usada quando a tumor não pode ser removido cirurgicamente ou se espalhou para outras partes do corpo.

Radioterapia: A radioterapia envolve o uso de radiação para destruir células cancerosas, usada para tratamento de alguns tipos de tumores hepáticos, especialmente se o tumor for inoperável ou se os limites da cirurgia não puderem ser claramente definidos.

Cuidados paliativos: Em alguns casos, quando o tumor é inoperável ou o cachorro não responde bem a outras formas de tratamento, os cuidados paliativos podem ser recomendados, incluindo o controle dos sintomas para melhorar a qualidade de vida do cachorro.

É importante discutir todas as opções de tratamento disponíveis com o veterinário, levando em consideração o bem-estar do cachorro, a expectativa de vida, os custos e a probabilidade de sucesso de cada opção. 

Independente de como estiver seu cachorro com tumor no fígado, procure dar o melhor tratamento possível, incluindo os cuidados em casa, com uma caminha confortável, ambiente limpo e aquecido, e alimentação balanceada. 

Empire Pet
23/04/2025
Sobre a loja

Empire Pet: O seu melhor consultor pet!

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos
  • Site Seguro

SILVEIRA E SILVA COMÉRCIO DE RAÇÕES LTDA - CNPJ: 09.579.781/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade