Como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido e órfão?

Dar as boas-vindas a um filhote de cachorro em casa é sempre emocionante. No entanto, quando nos deparamos com a responsabilidade de como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido e órfão, essa emoção vem acompanhada de desafios únicos e cuidados intensivos. 

Os filhotes recém-nascidos que perderam suas mães ou foram retirados delas, necessitam de atenção especial desde os primeiros dias de vida para garantir seu bem-estar e desenvolvimento saudável.

Se você está passando por este momento, acompanhe as dicas que preparamos para que seu filhote recém-nascido tenha a melhor vida possível. Aproveite! 

1. Alimentação

Nos primeiros dias de vida, o filhote vai precisar de leite, em quantidade diferentes conforme o peso do pet.  Nesta etapa, a alimentação de um cachorro recém-nascido órfão exige atenção especial, já que o leite será o responsável pelo  desenvolvimento saudável.

Junto disso, é importante estar atento à frequência de alimentação. Nas primeiras semanas, dê a comida ao filhote a cada 2 horas, inclusive à noite. Com o tempo a frequência diminui gradualmente, chegando a 4-5 mamadas por dia por volta das 6 semanas.

Leite para cachorro filhote 

O ideal é usar leite materno substituto específico para filhotes, disponível em pet shops e clínicas veterinárias. Siga as instruções do fabricante para preparar e a quantidade adequada para cada mamada.

Procure evitar o leite de vaca, independente de ser de caixinha ou saquinho, pois pode causar diarreia e outros problemas digestivos no filhote.

E se for necessário, utilize mamadeiras próprias para filhotes, aquecendo o leite à temperatura corporal (cerca de 38°C) e, logo após,  massageie a barriga do cachorro após a mamada para estimular a digestão.

2. Aquecimento

Como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido e órfão, vai envolver cuidados com aquecimento, já que os cãezinhos não conseguem regular a temperatura corporal como os adultos. Nestes casos você pode optar por aquecer o filhotinho das seguintes formas: 

Cama Aconchegante: Utilize uma caixa de papelão ou similar forrada com panos macios e cobertores.

Bolsa de Água Quente: Uma bolsa de água quente bem protegida pode ser utilizada para fornecer calor adicional. Apenas tome cuidado para  que a temperatura da bolsa não esteja muito alta.

Lâmpada de Aquecimento: Lâmpadas específicas para aquecimento animal podem ser compradas em pet shops e lojas online, podendo ser usada tranquilamente desde que haja uma distância segura do filhote. 

Incubadora: Se possível, utilize uma incubadora para manter o filhote em um ambiente com temperatura e umidade controladas.

3. Higiene

A higiene de um cachorro recém-nascido órfão está relacionada a sua saúde e o seu bem-estar, já que eles ainda não tem um sistema imunológico totalmente desenvolvido e são mais suscetíveis a infecções. Levando isso em consideração, os seguintes cuidados: 

Limpeza do corpo

Utilize toalhas macias e úmidas para limpar o corpo do filhote, evitando áreas sensíveis como os olhos e as orelhas, sempre com água morna para evitar gripe e outras doenças. 

Preste atenção à região genital e anal, limpando logo após cada mamada e evacuação para evitar assaduras. E sempre que for fazer qualquer tipo de limpeza, use produtos específicos para cachorros. 

Por fim, evite banhos frequentes para não ressecar a pele do filhote. Um banho por semana já o é suficiente.

Ambiente

Mantenha o local onde o filhote fica limpo e livre de germes, trocando a roupa de cama regularmente e lavando com água quente e sabão.

Evite também a exposição do filhote a produtos de limpeza e outros produtos químicos que temos em casa, como água sanitária e até inseticidas.  

Outros cuidados 

Limpe os olhos do filhote com soro fisiológico e gaze esterilizada se estiverem sujos ou lacrimejando. Junto disso, verifique as orelhas e, caso tenha alguma sujeira, limpe delicadamente com um pano úmido.  

4. Sono

O sono de um cachorro recém-nascido órfão, assim como o de qualquer filhote, precisa ter algumas horas contínuas e um ambiente adequado para isso, como uma papelão forrada com panos macios pode ser um bom local limpo. 

Filhotes de cachorro recém-nascidos dormem cerca de 20-22 horas por dia e à medida que crescem, a necessidade de sono diminui gradualmente. Aos 3 meses de idade, por exemplo, a maioria dos cachorros são capazes de dormir cerca de 16-18 horas por dia.

5. Medicações e vacinas 

Por mais que existam dúvidas sobre como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido e órfão, as medicações e vacinas devem ser seu ponto de maior cuidado. 

Por conta disso, o  ideal é consultar um veterinário o mais rápido possível para que ele possa avaliar o animal e determinar o melhor esquema de tratamento. Mas, em geral, você vai precisar ter atenção com:

Medicamentos

Antibióticos: Filhotes órfãos podem ser mais suscetíveis a infecções, por isso, o veterinário pode prescrever antibióticos para prevenir ou tratar doenças.

Antifúngicos: Infecções fúngicas também são comuns em filhotes órfãos, e o veterinário pode indicar o uso de antifúngicos se necessário.

Vermífugos: Filhotes precisam ser vermifugados regularmente para eliminar parasitas intestinais. O veterinário irá indicar o vermífugo adequado e a frequência de administração.

Vacinas

Primeira dose: A primeira dose da vacina múltipla (V10) geralmente é aplicada entre as 6 e 8 semanas de vida.

Reforços: As doses subsequentes da V10 são aplicadas a cada 3-4 semanas, até que o filhote complete 16 semanas de vida.

Como alimentar um filhote de cachorro recém-nascido órfão?

Para alimentar um filhote de cachorro recém-nascido é preciso encontrar fórmulas específicas para filhotes, que vão substituir o leite, ou até mesmo leite de alguma cadela que tenha dado cria recentemente. 

Dependendo do tamanho e da idade do filhote, você pode precisar de uma mamadeira ou seringa especial para alimentá-lo. Certifique-se de escolher um tamanho adequado para a boca do filhote e que seja fácil de controlar.

E tenha bastante paciência, já que filhotes precisam ser alimentados com frequência, geralmente a cada 2-4 horas, inclusive durante a noite. 

Por fim, esteja certo que o pet está recebendo quantidade suficiente de leite observando seu comportamento e ganho de peso. Caso ele pareça fraco, perca peso ou não esteja se alimentando adequadamente, consulte imediatamente um veterinário.

Como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido e órfão nem sempre é fácil. Você vai precisar dedicar muito do seu tempo, mas é uma experiência única e muito gratificante. 

Empire Pet
11/04/2025
Sobre a loja

Empire Pet: O seu melhor consultor pet!

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos
  • Site Seguro

SILVEIRA E SILVA COMÉRCIO DE RAÇÕES LTDA - CNPJ: 09.579.781/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade