A lágrima ácida em cachorro, também conhecida como mancha lacrimal, é um problema comum que costuma aparecer com mais facilidades em cães braquicefálicos, como Pug, Bulldog, Shih Tzu, e em cães de pelagem clara, como Maltês e Yorkshire Terrier.
A doença é o resultado do acúmulo de secreções oculares que não são drenadas adequadamente, podendo ser causado por uma série de fatores, como:
Para tratar a lágrima ácida em cães, é importante incluir na rotina alguns cuidados, como a limpeza regular da área ao redor dos olhos, manter os pelos ao redor dos olhos cortados curtos, administrar suplementos alimentares e, em alguns casos, consultar um profissional para tratamento adicional.
Em qualquer caso, é importante consultar um veterinário para ter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento específico para o seu cachorro.
A lágrima ácida em cachorros não é uma doença séria, mas apresenta alguns sintomas que podem ser bem visíveis e que geram incômodo no cão. Sendo assim, preste atenção se o seu pet apresenta as seguintes características:
Essa é a marca mais evidente da lágrima ácida. As manchas podem ser mais ou menos intensas, dependendo da quantidade de secreção lacrimal acumulada.
Em alguns cães elas podem se apresentar em tons de marrom, avermelhado ou até mesmo preto. Em casos mais graves, podem se tornar crostas e até mesmo causar feridas na pele.
O acúmulo de secreção lacrimal pode gerar um odor forte e desagradável na região dos olhos do animal. Em cachorros com pelagem mais clara, onde as manchas são mais visíveis, o cheiro pode ser mais intenso.
A produção excessiva de lágrimas é um dos principais sintomas da lágrima ácida, que é quando os olhos do animal podem ficar úmidos e lacrimejantes constantemente. O sintoma pode aparecer em qualquer tipo de cão e em idades diversas.
As lágrimas que não são drenadas adequadamente podem secar e formar crostas nos olhos do animal, dificultando a abertura dos olhos e causando irritação. Para evitar isso, é necessário manter uma rotina de limpeza adequada.
O acúmulo de secreção lacrimal e as manchas podem causar coceira nos olhos do animal, o que pode piorar a irritação e as manchas, e causar vermelhidão nos olhos, deixando a área mais propensa a infecção ou inflamação.
A lágrima ácida em cachorros pode ser causada por uma combinação de fatores, que deve ser identificada o quanto antes para ter o tratamento correto. Em alguns animais, a condição pode até ser de causa genética, mas também pode ser causada por eventos naturais do corpo.
Algumas condições podem causar a produção excessiva de lágrimas em cachorros, sendo as mais comuns: irritação nos olhos, alergias, doenças oculares e alguns medicamentos.
As lágrimas podem não ser absorvidas adequadamente pela pele ao redor dos olhos, o que pode levar ao acúmulo de secreção e manchas causadas por pelos em excesso na região dos olhos, problemas de pele e deformidades palpebrais.
Caso o seu cachorro tenha apresentado algum sinal de lágrima ácida, procure um veterinário o quanto antes para receber o tratamento adequado. E caso já tenha o diagnóstico, faça a higiene dos olhos com produtos adequados, feitos para animais.
A lágrima ácida em cachorro é um problema muito comum, mas que em alguns animais pode se manifestar de forma mais intensa, havendo a necessidade de colocar alguns cuidados no dia a dia do pet, como:
O tratamento precoce é importante para evitar complicações como infecções oculares e úlceras de córnea. Caso você precise fazer mudanças na alimentação, recomendamos que seja de forma gradual para evitar problemas digestivos.
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade