Vermífugo para cachorro filhote é um medicamento usado para prevenir e tratar infecções por parasitas intestinais e externos. Existem diversos tipos disponíveis no mercado, cada um com sua fórmula específica e ação contra diferentes tipos de parasitas.
Os parasitas mais comuns em cães incluem: Vermes intestinais, como Nematóides (lombrigas, ascaris, ancilóstomos), Cestóides (tênias), Trematódeos (fasciolas); Parasitas externos, como carrapatos, pulgas, piolhos e sarna.
Os vermífugos ainda podem ser classificados pelo tipo de amplo espectro, atuando contra vários tipos de parasitas, e os específicos, que são recomendados para um tipo específico de parasita.
O vermífugo ideal para filhotes depende de diversos fatores, como idade, raça, estilo de vida e histórico de saúde.
Em geral, filhotes devem começar a ser medicados a partir das 2 semanas de vida, com intervalos de 15 dias até os 6 meses de idade.
Após os 6 meses, a frequência de vermifugação pode ser diminuída para a cada 3 ou 4 meses, de acordo com a orientação do veterinário. Para seguir esse calendário, existem alguns mais populares, como:
O Prazitel é um medicamento classificado como vermífugo de amplo espectro, usado para combater e prevenir infecções por vermes intestinais em cães, incluindo:
O remédio está disponível em diversos formatos, como comprimidos, pasta oral e suspensão. A dosagem correta depende do peso do animal e da gravidade da infestação por vermes.
Prazitel não é indicado para cadelas grávidas ou lactantes e não deve ser usado filhotes com menos de duas semanas de vida.
O Febantel é indicado para tratar e prevenir vermes intestinais em cães e gatos dos tipos
Nematódeos (vermes redondos), Ancilostomídeos (Ancylostoma caninum, Uncinaria stenocephala) e Ascarídeos (Toxocara canis, Toxascaris leonina);
O medicamento pode ser usado no combate contra infecções por vermes intestinais já existentes e prevenir infestações por vermes por meio de pasta oral e suspensão oral
A dosagem correta do Febantel vai depender da raça do pet, peso, gravidade da infestação pelo verme e idade.
A Milbemicina Oxima é um vermífugo para cachorro filhote de amplo espectro, que pode ser usado para cães e gatos. O medicamento é um endectocida, o que significa que atua contra parasitas que vivem tanto dentro (endoparasitas) como fora (ectoparasitas) do animal.
O remédio atua no sistema nervoso dos parasitas, interrompendo a transmissão dos impulsos nervosos e levando à sua paralisia e morte.
Você encontra o Milbemicina Oxima em comprimidos, comprimidos palatáveis, soluções orais e spot-on (aplicado na pele).
A ivermectina pode ser usada para tratar e prevenir infestações por parasitas em humanos e em animais, incluindo filhotes de cachorro. É um medicamento de amplo espectro, seguro e eficaz quando usado conforme as instruções do veterinário.
O remédio é encontrado também em forma de comprimidos, comprimidos palatáveis, soluções orais, creme tópico e loção. A forma mais adequada de ingerir, depende do tipo de parasita a ser tratado, assim como a dosagem.
Drontal é usado para tratar parasitas intestinais em cães e gatos, mas também age em diferentes tipos de vermes, como Cestódeos e Nematódeos, além de combater Giardia.
O remédio deve ser administrado por via oral, podendo ser comprimidos palatáveis para facilitar a administração aos pets.
Não use o Drontal em fêmeas prenhes ou lactantes sem consultar o veterinário, mas filhotes podem começar a tomar o vermífugo a partir de 2 semanas de vida, segundo a orientação de um profissional.
A dosagem de vermífugos para cachorros filhotes pode variar dependendo de fatores como o peso do animal, do tipo de medicamento utilizado e das instruções específicas do fabricante ou do veterinário. É muito comum considerar:
Peso do filhote: A dosagem do vermífugo é geralmente indicada por kg de peso do animal;
Idade do filhote: Filhotes mais novos geralmente precisam de doses menores do que filhotes mais velhos e de medicações líquidas, para facilitar o consumo;
Tipo de vermífugo: Cada tipo de vermífugo tem uma dosagem específica indicada pelo fabricante, que deve ser respeitada para evitar efeitos adversos.
A maioria dos vermífugos vem com um guia de dosagem que indica a quantidade de medicamento a ser administrada de acordo com o peso do animal.
Em geral, a quantidade para filhotes é de 1ml para cada 10kg de peso. No entanto, recomendamos consultar um veterinário para confirmar e evitar problemas.
Caso você tenha dificuldade de dar vermífugo para cachorro filhote, pode misturar com a comida, o efeito será o mesmo. E se o filhote vomitar ou tiver diarreia após tomar o remédio, entre em contato com o veterinário.
A saúde do seu filhote é sua responsabilidade. Investir em medidas preventivas é garantir uma vida mais longa e saudável para o seu cachorrinho.
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade