
Cães podem comer uma variedade de alimentos que são saudáveis e seguros, desde que sejam oferecidos com moderação e atenção às necessidades específicas do animal.
Algumas pessoas pensam que não tem problema dar um pedaço de carne ou o que sobrou do almoço para o cachorro, mas nem sempre isso é o certo a se fazer.
Doces, gordura e até alguns tipos de legumes, podem implicar em problemas sérios quando oferecido para os cachorros, e eu tenho certeza que você não quer ver o seu amigo adoecer.
Saiba tudo o que cachorro pode comer e nas quantidades certas acompanhando a nossa lista abaixo:
Frango cozido, carne bovina magra e cordeiro são boas fontes de proteína e são alimentos liberados para cachorros de todas as idades. Assim como vísceras, como fígado ou coração, apenas evite temperos, gorduras em excesso e ossos cozidos.
Quantidade recomendada: De 100g a 300g por dia.
Salmão cozido ou atum enlatado em água (sem sal) são ricos em ácidos graxos ômega-3, que são ótimos benefícios para a saúde do pelo e da pele dos cachorros.
Quantidade recomendada: De 500g a 1kg por dia.
Cenouras, abóboras e brócolis cozidos oferecem vitaminas e fibras, e podem ser oferecidos todos os dias para os cachorros. Mas não dê cebolas e alho, pois podem ser tóxicos para cães.
Quantidade recomendada: De 30g a 60g por dia.
Maçãs (sem sementes), bananas e mirtilos são opções liberadas e aprovadas por veterinários. Evite uvas e passas, que podem causar danos renais.
Quantidade recomendada: De 30g a 60g por dia.
Arroz cozido e aveia são boas fontes de carboidratos leves, mas alimentos ricos em glúten e produtos com alto teor de gordura, devem ser evitados.
Quantidade recomendada: De 30g a 60g por dia.
Queijo e iogurte (sem lactose, em moderação) são fontes ricas em cálcio, e ótimas para cachorros se manterem saudáveis. Mas alguns cães podem ser intolerantes à lactose, então observe qualquer reação.
Quantidade recomendada: De 30g a 100g por dia.
Cozidos ou mexidos, os ovos são uma excelente fonte de proteína, assim como as carnes. Apenas tome cuidado para cozinhar completamente e em temperos.
Quantidade recomendada: De 1 a 3 unidades por dia.
Óleo de coco ou azeite de oliva, em pequenas quantidades, podem adicionar gorduras saudáveis à dieta do seu cão, que podem ser usados para preparar os alimentos que listamos até aqui.
Quantidade recomendada: De 1 a 2 colheres.
Para saber exatamente o que cachorro pode comer, recomendamos que faça uma visita ao veterinário, que vai considerar o estilo de vida, idade e raça do seu cachorro.
Além disso, ao introduzir novos alimentos, faça isso gradualmente e observe qualquer reação adversa. A lista que passamos acima é totalmente segura para cães, mas alguns pets podem ser alérgicos a certos alimentos, portanto, fique atento a sinais como coceira, vômitos ou diarreia.
A quantidade de comida que você deve dar ao seu cachorro depende de vários fatores, incluindo o peso, a idade, o nível de atividade e a saúde geral do animal.
Infelizmente, não existe uma resposta universal, pois cada cachorro é único, mas você seguir algumas diretrizes gerais que podem ajudar, confira:
Se manter informado é sempre bom, mas não exclui a necessidade de um profissional da área. Seja um tutor responsável.
Acima nós vimos o que cachorro pode comer. Mas você sabe que ele não pode comer de jeito nenhum?
Existem vários alimentos que são prejudiciais e potencialmente tóxicos para cachorros e precisam sim ser proibidos da dieta.
É essencial conhecer essas comidas e entender por quê elas podem fazer tanto mal a assim para a saúde do seu cãozinho.Por isso, confira a lista abaixo:
Contém teobromina, uma substância que pode ser tóxica para cães e causar problemas como vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca e, em casos graves, convulsões.
Podem causar danos às células vermelhas do sangue dos cachorros, levando à anemia. Tanto cebolas quanto alho, em qualquer forma (cru, cozido, em pó), devem ser evitados.
Contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica. Além disso, o caroço do abacate representa um risco de obstrução intestinal.
Podem causar insuficiência renal, mesmo em pequenas quantidades. Os sintomas incluem vômitos, diarreia e letargia.
Comidas gordurosas, como restos de carne com gordura, podem causar pancreatite em cães, resultando em sintomas como dor abdominal, vômitos e diarreia.
Alguns cachorros podem ser intolerantes à lactose, causando desconforto gastrointestinal. Evite leite e produtos lácteos que contenham lactose, a menos que sejam especificamente formulados para cães.
Dar ossos para cachorros é algo muito comum na nossa cultura, porém os ossos cozidos podem lascar e causar obstruções, perfurações ou ferimentos nos órgãos digestivos dos cães.
Este adoçante artificial pode levar à liberação excessiva de insulina, resultando em hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), convulsões e, em casos graves, insuficiência hepática.
Mesmo pequenas quantidades de álcool podem ser perigosas para cães, causando depressão do sistema nervoso central, vômitos e dificuldades respiratórias.
Presente em café, chá, refrigerantes e produtos energéticos, a cafeína causa intoxicação em cachorros, levando a sintomas como aumento da frequência cardíaca, tremores e convulsões.
Empire Pet: O seu melhor consultor pet!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade